António Pereira Fontinha e Maria da Conceição Pereira

O meu pai era António Pereira Fontinha e a minha mãe Maria da Conceição Pereira. Trabalhavam no campo.

Os meus pais tinham campos em volta da casa e havia outro em cima. A minha mãe era dos Chãs d'Égua e herdou terrenos lá nos Pés Escaldados. Tínhamos ali uma quinta que se chamava a Cruz e lá se ia ao mato. O milho, feijão, as uvas, tudo o que se criava lá trazíamos às costas lá de cima dos Pés Escaldados, até aqui, para a Foz d'Égua porque não havia estradas não havia nada.

Os porcos era o que as pessoas tinham para ir comendo com o feijão e assim. Salgavam a carne numa salmoura e depois iam tirando. Salmoura é uma arca, feita em madeira, onde dantes se salgava os porcos. Dantes não havia frigoríficos, não havia nada. Então, salgava-se ali a carne toda. Matava-se o porco, ia tudo para a salmoura. Ficava enterrada no sal e ali se mantinha enterrada e ia-se comendo dali. Ia-se cortando, ia-se tirando. Os chouriços metiam num pote de barro. A minha mãe fazia o chouriço. Fazia o enchido e depois metia numa talha grande de barro. Até tenho, ainda anda aqui. Ali é que punham os chouriços em azeite e mantinha-se ali chouriços. Derretiam as banhas e fritavam os lombos. Parte das costelas eram fritas, passadas pela frigideira. Naquela banha também é que conservavam para o ano todo. Às vezes, os mais novos íamos lá roubar um chouriço à minha mãe e tal, era assim a vida.

Tinham cabras, ovelhas, gado. Faziam muito queijo na altura. Todas as famílias tinham a sua fonte de alimentação. A base principal era o milho. Era o milho, feijão, as batatas, enfim, cultivava-se um pouco de tudo. Plantava-se couves. Porque aqui não havia nada a vender, naquela altura. O milho era para se fazer a broa. Cozia-se uma vez por semana e dava para toda a semana. Íamos ao moinho, moíamos o milho, trazíamos a farinha e era cozida no forno. Tinha um forno que é ao lado de onde está agora o empreendimento do meu irmão. O moinho era numa quintita que a gente tem que era a Ponte Cimeira. Ainda existe lá esse moinho. Agora já não é necessário ir lá moer a farinha.