“Naquele tempo as raparigas não vestiam calças”

Antigamente calçava-se umas tamanquitas. A gente para vir à missa, às vezes, iam as tamancas em todo o caminho. Então perto do Piódão tirava as tamancas e calçava os sapatos para modo de ir à missa. A gente andava sempre com as tamanquinhas. Então com as cabras, o trabalho e tudo. Hoje já é outro mundo. Hoje, já anda toda a gente de sapatos.

As roupas eram como os outros dias. Camisolas está bem, agora calças nunca vestíamos. Tanto que eu nunca as vesti. Tenho umas que comprei, acho que as vesti duas ou três vezes, mas não me dou com elas. Naquele tempo as raparigas não vestiam calças. Eram só os rapazes. Agora mais tarde é que se viu as calças, mas primeiro não se usava.

Tínhamos uma roupazita melhor para modo ir à missa. Chegávamos a casa e tínhamos que a tirar para modo de ao outro domingo trazer para a missa. Vestia outra que fosse mais inferior. A roupa, tínhamos que andá-la sempre a lavar para modo de a trazer limpinha. No Inverno vestia-se mais roupa. Era umas combinações de flanela e as calças, as saias, as blusas e os casaquitos maiores.