Mourísia

O santo padroeiro da Mourísia é a Senhora da Assunção. Faz-se festa no terceiro sábado de Agosto. Lembro-me, mais ou menos, das festas antigamente. Eram como agora mais ou menos. Tocavam conjuntos e, às vezes, vinha a banda que fazia a procissão e ficava até à noite ou até ao pôr-do-sol. Depois ia-se embora e havia sempre na terra uma pessoa que sabia tocar e ficava até às tantas. E havia bailarico.

A gente conversava em qualquer altura. Mas na altura do Verão e das festas era mais porque vinham os de Lisboa. Mesmo ainda hoje é quando vem mais gente de Lisboa, e já há mais gente que convive. Quando é no Verão há aí muitos jovens.

A procissão já no tempo da minha mãe, diz ela que já se fazia. Já lá vão 90 e tal anos. Agora há dois anos que se faz mas teve muitos anos que não se fez. É na mesma como era primeiro: os andores e a banda e a procissão na rua. Às vezes, não há organização e também dá despesa e depois dar comida, quando não há cá gente para dar comida a tanto músico.

No dia da festa a comida era mais a chanfana, tigelada, coscoréis e arroz-doce. Era a base de toda a gente cá na aldeia.