“Sabia tanto como um médico”

As doenças curavam-se era com chás. Pimpinela, flor de sabugueiro e mais várias ervas, mas essas tenho eu fixas. Curei eu muita vez com isso. Flor de sabugueiro com mel e pimpinela. Há uma planta chamam-lhe salva. Era boa para o chá para a dor de cabeça.

Sabia e sei hoje ainda. Eu conheço-as a todas. Há muito mais. Há quem diga que todas as ervas servem para curar, mas a gente é que não as conhece se passar por elas. Mas a maior parte das ervas que há faziam, às vezes, os medicamentos que a gente toma hoje em dia.

Havia um que era barbeiro. Ainda me consultei muita vez com ele. Chamava-se, tinha um cavalito, andava a cavalo e vinha cá. Foi enfermeiro no Hospital de São José, mas sabia tanto como um médico, porque ele estudava nos livros que eles estudavam. Ele estava na Benfeita e era barbeiro, mas de qualquer maneira para estas coisas assim ele percebia.

Agora temos que ir ao médico. Temos médico de família, mas estão longe. O meu é em Côja por exemplo, o meu médico de família. Ou vamos ao hospital às urgências. Ainda aqui há dias fui pelo menos duas vezes. Ainda não está bom, ainda ando a tomar medicamentos.