“Tinha 13 anos quando fiz a quarta classe”

Quando fui a primeira vez para a escola, era numa casa que há ali junto ao posto médico. Está agora de branco. Aí é que eu fui a primeira vez à escola. Daí, fizeram lá em cima.

Nessa, que havia aqui na povoação, tinham lá uma Cruz dentro, um crucifixo. Nunca mais me esqueço. Botaram números de quem é que havia de levar a Cruz lá para cima. Logo por sorte, tocou-me a mim. Eu é que a levei. Nós aí todos de fila até lá em cima com a cruz no braço. Quando lá cheguei, já me doía o braço.

Lá em cima, já fiz a primeira classe e tudo. Aqui em baixo, não cheguei a fazer passagem nenhuma. Lá é que se usava uma bolita de borracha, aqueles que tinham, ou então uma bola feita com farrapos. Também se jogava lá esse jogo das pedras, um de um lado e outro de outro e vamos lá ver quem é que vira mais vezes.

A respeito de escolas, isto aqui foi sempre mau. Íamos daqui a Pomares esperar a professora. Vinha uma professora ou uma regente - naquele tempo era regente -, estava aí um mês ou dois e daí, ia-se embora. Não vinha mais ninguém. Quando entrei na escola, houve uma altura que veio uma professora dois ou três meses. Depois, foi-se embora. A seguir, veio para aí uma regente que era Maria de Lurdes. Era da Abrunheira de Coimbra. Esteve cá então três anos. Com ela, fiz a primeira, a segunda e a terceira classe. Foi-se embora, também. A seguir, não veio mais ninguém nesse ano. Ao outro ano, veio uma regente que era até do Alentejo. Mais tarde, casou com um rapaz de cá. Fiz a quarta classe com ela, mas já tinha 13 anos, se não estou em erro. Quando fiz a primeira classe, tinha já 9 anos. Tinha 13 anos quando fiz a quarta classe. Entre os 13 e os 14. Era assim a vida.

É assim a vida. Foi sempre um bocado... Por isso, a gente aqui não estudava, nem nada disso. Não era como os tempos de agora. A gente sempre trabalhava. Naqueles dias que ia à escola de manhã - ou ia de manhã e de tarde, que havia os dois -, no fim de vir da escola ia para os outeiros com as cabras. Não ficava aqui em casa a olhar para isto. Íamos todos. E assim foi a vida andando até ter aí 15 anos.